Considerado um bairro de classe média, o mandaqui é administrado pela subprefeitura de Santana e que vem melhorando gradativamente sua infraestrutura. Em relação aos serviços de saúde, por exemplo, o Mandaqui é referência na Zona Norte, onde se encontram o Conjunto Hospitalar Mandaqui na Rua Voluntários da Pátria; Hospital São Camilo na Rua Voluntários da Pátria; Pronto Atendimento Santa Maggiore na Rua Augusto Tolle e Complexo Hospitalar Paulista na Avenida Nova Cantareira.
ONDE ESTUDAR
Veja algumas das opções para quem tem filhos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio: Colégio Educa norte – Berçário e Educação Infantil na Rua Sr. do Monte; EMEF Prof. Adolpho Otto de Laet na Rua Isidoro de Laet; Nova Vida Escola na Avenida do Guacá; Colégio Cordeiro na Avenida Direitos Humanos; Colégio 24 de Maio na Rua Deputado Gouveia Franco; Escola Estadual Paul Hugon na Rua Gen. José de Almeida Botelho e Colégio Cermac, na Avenida do Guacá;
NATUREZA E ÁREAS VERDES
O contato com a natureza é um dos pontos mais fortes para quem mora no Mandaqui. O bairro fica perto do Parque Estadual da Cantareira, que preserva espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica. Seus 7,916 hectares abrigam quatro núcleos de visitação: Pedra Grande, Cabuçu e Águas Claras. Cada núcleo tem várias opções de trilhas para quem gosta de aventura, desde os percursos mais suaves até os mais exigentes e íngremes.
Já o Parque Estadual Alberto Löfgren, chamado também de Horto Florestal, tem uma área de 187 hectares aos pés da Serra da Cantareira. Os visitantes têm acesso à paisagens variadas, playground, pista de cooper e lagos. O local integra a área de preservação conhecida como Cinturão Verde e abriga árvores como o pau-brasil, além de animais ameaçados de extinção.
ENTRETENIMENTO
Para quem gosta de boa comida, a Avenida Conselheiro Caetano Álvares concentra diversos bares e restaurantes de todos os estilos. Outros pontos de destaque são o Santana Parque Shopping e o Shopping Metrô Jardim São Paulo.